DIÁLOGO COM LIDINEY

Eram 17h02min da tarde quando recebi a ligação de Lidiney Campos. A atual secretária de educação de Ilhéus, que recentemente foi eleita vice presidente da LIFFED (liga ilheense de futebol feminino e desporto), me procurou para dialogar, avaliar a sua gestão a frente da educação do município e explicar as criticas e acusações que tem recebido em função das denuncias que atingem o projeto semear. 

Segundo o blog Agravo, Em 2010 a Prefeitura Municipal de Ilhéus contratou a empresa Expansão Empreendimentos Editoriais Ltda. no valor de R$ 1.380.000,00 (um milhão trezentos e oitenta mil reais) por intermédio do contrato 390/2010, cujo objeto é a implantação de um sistema de gestão informatizado na SEDUC - Secretaria Municipal de Educação, interligando-a com as demais escolas publicas municipais, e que se iniciaria com implantação de um centro de gestão do Projeto Semear (que consiste no desenvolvimento e licenciamento de software, treinamento de servidores municipais que acessarão o sistema de gestão escolar, integrando as unidades escolares com a SEDUC em rede, permitindo o gerenciamento de dados dos alunos, dos servidores e dos processos de gestão da educação on-line. O mesmo blog, na ocasião, afirmou que não existiam indícios de que o serviço estivesse sendo prestado. 

Durante o diálogo que manteve comigo, Lidiney considerou as denuncias absurdas. A secretária declarou que se sente tranqüila, plena e realizada no exercício de sua função. Segundo Lidiney, qualquer pessoa pode fazer denuncias que não sejam consistentes e, mesmo assim, uma vez provocadas, as autoridades não apenas podem como devem agir para apurar os fatos de forma transparente. A secretária, no ultimo dia 22, esteve na Policia Federal para, segundo ela, prestar esclarecimentos não apenas sobre o projeto semear, como também sobre outros projetos que são, na atualidade, alvos de investigação da policia. 

No entanto, diante das diversas declarações que a secretária me deu, uma chama especial atenção, e nos convida a refletir: Lidiney considera heróico o seu esforço a favor da educação. Afirmou que, ainda que empregue esforço hercúleo para solucionar as questões tão graves quanto complexas que envolvem a educação no município, reconhece que os resultados muitas vezes são “capengas”. Os motivos dos pífios resultados são, segundo Lidiney, a falta de investimentos da prefeitura na estrutura física das escolas, já que muitas não possuem sequer internet, fato que imobiliza o seu trabalho e tem prejudicado a execução competente do projeto semear. Lidiney, que pela primeira vez deu declarações consistentes a respeito dos fatos, disse que a inadequação dos prédios que abrigam as escolas do município, quando somada a falta de colaboração de muitos professores e de algumas diretoras, provoca um caos na educação. 

Como cientista político, considerei o depoimento da secretária tão importante quanto revelador. Lidiney é querida pela esmagadora maioria de seus pares e da população, e o fato de admitir que existem denuncias e que muitos dos resultados de seu próprio trabalho estão aquém daquilo que se espera é uma inequívoca demonstração de respeito a população. Se a ineficiência da educação em Ilhéus possui como culpados professores, diretores ou a inadequação dos prédios, e se as investigações apontarão a culpa de futuros indiciados, só o tempo, que é soberano, demonstrará. O certo, diante de tal contexto, é que apenas a união da sociedade, associada a uma gestão eficiente das autoridades, poderá produzir, em Ilhéus, uma educação de qualidade. 



Chico Andrade é Geógrafo, professor, escritor e cientista político.