Santander não é Pinheirinho

Quando topei com a notícia abaixo pensei logo em Pinheirinho. Aqui no Brasil ainda temos dessas coisas. Um grande banco pode ficar 20 anos num prédio público, sem pagar nada.

A imprensa, que depende de anúncio dos bancos, fecha a boca.

Quando há famílias pobres envolvidas, porém, o Estado age com ferocidade e rapidez, como aconteceu em Pinheirinho.

*
Notícia publicada no site O Liberal:

Última Atualização 13/06/2014 17:02, por Walter Duarte

Banco deixa prédio público em São Bernardo

A instituição financeira, que já desativou a agência no local, utilizava o imóvel sem o pagamento de aluguel há 20 anos

O prefeito de Santa Bárbara, Denis Andia (PV), revogou ontem – por meio de decreto – uma permissão de uso ao banco Santander de um prédio público na Rua do Algodão, no bairro Cidade Nova. A instituição financeira, que já desativou a agência no local, utilizava o imóvel sem o pagamento de aluguel há 20 anos. Segundo o documento, publicado ontem na imprensa oficial do município, as chances do prédio já foram entregues pelo antigo permissionário.

A administração ainda não sabe que o vai fazer com ele, mas a tendência é que o imóvel se torne uma repartição pública.

A situação do imóvel é questionada na Justiça desde outubro do ano passado. Ele foi cedido ao antigo Banespa (Banco do Estado de São Paulo) durante a década de 80, quando a Zona Leste de Santa Bárbara estava em franca expansão e ainda não possuía serviços bancários. A concessão foi mantida mesmo após a privatização do banco e a instalação de outras instituições financeiras em bairros próximos.

O ex-vereador Antonio Salustiano Filho (PT) e o atual Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca (Pros), ingressaram com uma ação popular para pedir o cancelamento da permissão e a condenação do banco a indenizar a Prefeitura pelo período em que utilizou o espaço.

“Quando houve a primeira cessão, havia interesse público. A região estava crescendo, precisava de uma agência bancárias e o prédio foi cedido a uma instituição pública”, afirma Salustiano.

Os dois chegaram a pedir uma liminar para que o prédio fosse desocupado ainda no final de 2013, mas a juíza Eliete de Fátima Guarnieri, responsável pelo processo, entendeu que não havia risco de demora em se aguardar a sentença sobre o caso. Procurada, a assessoria de imprensa do Santander informou que deve se manifestar apenas hoje sobre o fechamento da agência em Santa Bárbara.

Santander

Através da assessoria de imprensa, o banco Santander informou as alternativas que oferece para o atendimento de clientes em Santa Bárbara d’Oeste. “O Santander informa que direcionou o atendimento dos clientes da agência da Rua do Algodão, 1451, para a agência localizada à Rua D. Margarida, 533. O banco ressalta que nada muda no dia a dia dos clientes. Além disso, a instituição disponibiliza atendimento por meio dos Canais de Relacionamento (Central de Atendimento Santander, Santander Internet Banking e Santander Móvel)”, diz a nota.





De OCafezinho.