Presidenta Dilma é homenageada em Salvador e garante que o Pronatec terá mais 20 milhões de matrículas

Presidenta Dilma é homenageada em Salvador e garante que o Pronatec terá mais 20 milhões de matrículas

A presidenta Dilma Rousseff esteve hoje (29), em Salvador, onde visitou o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia Centro - Cimatec, e foi homenageada por grupos ligados à cultura afro, em reconhecimento à sanção da lei 12.391, que determina a inscrição dos nomes dos principais líderes da Revolta dos Búzios no Livro de aço dos Heróis Nacionais.
projeto de lei sancionado por Dilma Rousseff é de autoria do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA). A homenagem foi prestada na Casa do Olodum, no Pelourinho. No Centro Histórico, a presidenta visitou também a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Estiveram presentes na ocasião o governador da Bahia, Jacques Wagner, além dos candidatos ao senado federal e governo do estado, Otto Alencar e Rui Costa, respectivamente.
Em pronunciamento seguido de entrevista, no Cimatec a presidenta elogiou a instituição afirmando ser uma das melhores do Brasil, compadrão internacional. “Na Bahia a gente mostra como a vida do povo melhorou, mas, sobretudo o Pronatec é o caminho do futuro.”, disse a presidenta.
A instituição oferece cursos técnicos em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011, pela presidenta Dilma. O objetivo é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica por todo Brasil.
Até o final de 2014, serão 8 milhões de vagas para jovens e trabalhadores de todo Brasil. O programa terá continuidade no segundo mandato de Dilma Rousseff, com a abertura de mais 20 milhões de matrículas.
A presidenta disse que o Brasil será mais competitivo “porque faremos uma reforma na estrutura de atuação do estado. Temos que criar um Brasil sem burocracia e sem custos elevados.”. Ela explicou que neste sentido vem, sistematicamente, reduzindo os impostos. “Diminuímos os impostos sobre a cesta básica e sobre a folha de pagamentos das empresas, por que o país que precisa empregar não pode tributar o emprego”.
Reforma Política
Dilma defendeu uma reforma política argumentando que a situação é extremamente defasada. “Temos que atualizar nossa representação política. Acredito que isso só será feito se o povo brasileiro for ouvido, se o povo brasileiro mostrar sua força nos seus projetos.”
Ela entende que “ninguém, por melhor intencionado que seja, consegue mudar as condições, as regras do jogo político no Brasil, sem uma reforma política profunda que preserve a ética, garanta a transparência, a melhor gestão dos recursos públicos e que discuta a questão do financiamento das campanhas.” A presidenta defende a realização de um plebiscito “para nos dar as indicações e a força para fazer a reforma política.”
Pré-sal
A presidenta defendeu o pré-sal acusando quem acha que ele deve ser reduzido não tem uma visão verdadeira do Brasil. “Isto é um retrocesso. É uma visão obscurantista.”.
Explicou que é uma grande descoberta e dependendo da política que se aplique, transforma uma riqueza finita em um passaporte para o futuro, se referindo à educação. Lembrou, por exemplo, “que nós aprovamos no congresso, por ampla maioria, que 75% dos royalties do pré-sal e 50% do Fundo Social do Pré-sal sejam destinados para a educação. Dilma Rousseff argumentou também que é possível conciliar crescimento e respeito ao meio-ambiente.
ASCOM PT BAHI