Desfile celebra a Consciência Negra em Ilhéus

A atividade promovida pela Escola Municipal Heitor Dias, ocorre nesta sexta-feira, dia 21, às 15h30, na Soares Lopes.

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Escola Municipal Heitor Dias promove nesta sexta-feira, dia 21, o Projeto Caras do Brasil. A atividade consiste em realização de um desfile com os estudantes na Avenida Soares Lopes, um dos cartões postais de Ilhéus, a partir das 15h3. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção da população sobre a importância da cultura afrobrasileira para a identidade nacional e do município, ressaltando também a influência de outros países. 

A escola desenvolveu o Projeto Caras do Brasil como forma de proporcionar às crianças experiências culturais e artísticas, de modo integrado, envolvendo a comunidade escolar e local, e estabelecendo um diálogo com a realidade. Durante a caminhada, serão destacados aspectos referentes às origens da cultura negra, além da valorização da diversidade cultural e artística existentes no país. Assim, projeto irá apresentar a contribuição dos diversos povos para a constituição da nação brasileira.

Para simbolizar esta diversidade, os estudantes estarão caracterizados como negros, japoneses, portugueses, franceses, índios, entre outros. Para a diretora Jacira Oliveira Fernandes, essa integração entre escola e comunidade representa, “o reconhecimento da diversidade cultural e da importância dos imigrantes no nosso município”.

Parâmetros Curriculares Nacionais - Além da promoção de atividades lúdicas que contribuem para a ampliação do campo cognitivo das crianças, como, no caso, identificando a diversidade entre os povos, as escolas municipais de Ilhéus aplicam os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1977, p. 23 e 24), que deixa claro que superar o preconceito e combater atitudes discriminatórias, ajuda o indivíduo a reconhecer importância de certos valores e o respeito mútuo, mesmo com as diferenças existentes.

Secretaria de Comunicação Social – Secom