Cafeicultor da Chapada Diamantina vence concurso de cafés especiais

Cafeicultor da Chapada Diamantina vence concurso de cafés especiais
Foto: Reprodução / cafepoint / André Berlinck
Baiano em alta! Um café da Chapa Diamantina, no centro da Bahia, venceu o Cup of Excellence - Early Harvest Brasil, concurso de cafés especiais promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Candido Vladimir Ladeia Rosa, da Chácara Ouro Verde, em Piatã, ficou em primeiro lugar este ano, com 94,05 pontos. Essa não é a primeira vez que um baiano conquistou o título. Em 2009, um produtor venceu o concurso pela primeira vez para a Bahia.

As cinco primeiras posições do concurso ficaram também com baianos. Antonio Rigno de Oliveira, da Chácara São Judas Tadeu, ficou em segundo. Zora Yonara Macedo Pina Oliveira, da Chácara Tijuco, em terceiro; Eulino José de Novais, da Fazenda Santa Bárbara, em quatro; e Simpliciano Alves Neto, da Fazenda Vista Alegre, em quinto.

De acordo com o jornal A Tarde, os produtores utilizaram os cultivares Catuaí ou Catucaí -- tecnologias desenvolvidas pelo Consórcio Pesquisa Café --, cujos participantes baianos são a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Informações A Tarde.