A hora e a vez de Josias Gomes!

Josias Gomes, novo titular da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (SERIN).
Josias Gomes, novo titular da Secretaria Estadual de Relações Institucionais.

Por José Henrique Abobreira

O cenário político-econômico do sul baiano hoje conta com o protagonismo de vários atores, exigindo múltiplos olhares, diferentemente de um passado não muito distante em que ecoava a voz monocórdia dos detentores do poder econômico.

Sujeitos diversos ocupam a cena atual: segmentos extensos da pequena agricultura familiar, assentamentos da reforma agrária, médios produtores de cacau, indígenas, quilombolas,empreendedores do turismo urbano e rural, polo industrial moageiro do cacau ombreado com o de informática e pequenos fazendeiros empreendedores transformam a amêndoa em chocolate. Enfim, todo um mosaico que aponta para a superação dos problemas e a crise vivida até o momento.

No plano da formação, para facilitar esse novo recorte, já contamos com a nova Universidade Federal do Sul da Bahia, além da UESC, IFBA e uma extensa rede de faculdades privadas. O eixo Ilhéus-Itabuna se consolidou como um polo educacional.

Há que se pensar estrategicamente e tentar uma unidade de discurso para a região. Ele deve ser encampado por todos os agentes políticos e econômicos. Com isso, poderemos reivindicar as questões primordiais para o desenvolvimento regional.

A implantação da Região Metropolitana no perímetro de Ilhéus-Itabuna e cidades circunvizinhas equacionará, de maneira conjunta e com menor custo, problemas do descarte do lixo, abastecimento d’água e mobilidade urbana.

Também teremos mais força para exigir agilidade nas obras de duplicação da Ilhéus-Itabuna e construção do anel rodoviário entre as zona sul e norte de Ilhéus.

Mais adiante, unificaremos ações em prol da conclusão da estrada litorânea Ilhéus-Canavieiras-Porto Seguro, que só falta um trecho curto de Belmonte a Canavieiras.

Para ampliar as possibilidade do setor turístico em Ilhéus e região, reivindicaremos um pavilhão de feiras que fortalecerá o turismo de negócios.

A hora é extremamente propícia para esse memorial de entendimento. O governador Rui Costa inicia o seu mandato com um olhar diferenciado em direção ao interior. O ex-governador Wagner, agora ministro da presidente Dilma, será um aliado da Bahia em Brasília. A região sul conta com vários parlamentares eleitos e também com a indicação do novo Secretário de Relações Institucionais, o deputado federal Josias Gomes.

Ter um representante  na Secretaria de Relações Institucionais é o trunfo político da nossa região. O sul da Bahia não espera pouco de Josias Gomes e ele sabe disso.

Josias poderá ser o agente de aglutinação para transformar nossos pleitos em realidade, viabilizando as inscrições dos projetos, setorialmente, no planejamento estratégico da administração pública estadual.

E instituições não nos faltam para alcançar nossos objetivos: Ceplac, Instituto Cabruca, Pensar Cacau, AMURC,UESC, UFSBA, sindicatos, cooperativas da agricultura familiar, ATIL, associações comerciais e lojistas, prefeitos regionais, fóruns de debates e desenvolvimento e igrejas.

Esse é o momento certo para unificarmos os discursos em torno de um memorial de entendimento pelo desenvolvimento do Território de Identidade do Sul da Bahia!

José Henrique Abobreira é auditor da receita estadual e articulista do Blog do Gusmão. Foi vice-prefeito e vereador de Ilhéus.

Artigo publicado originalmente no  Blog Do Gusmão, com titulo:  
JOSIAS GOMES SERÁ O TRUNFO POLÍTICO DO SUL DA BAHIA?