Técnicos da SDR prestigiam Farinhada das Mulheres de Serra do Padeiro



Técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atuam no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) Litoral Sul, participaram nesta sexta-feira (10), da tradicional festa Farinhada das Mulheres, na Aldeia Tupinambá de Serra do Padeiro, Buerarema, Território Litoral Sul.

A equipe da Bahiater, juntamente com técnicos da Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR/SDR) apresentaram as ações da SDR em prol do desenvolvimento produtivo do povo indígena. A festa segue até este domingo (12).

Este ano, a Farinhada das Mulheres com o tema Mulheres Indígenas plantando e colhendo sustentabilidade e segurança alimentar em seus territórios, reúne aproximadamente 65 mulheres Tupinambás de Olivença, Pataxós HãHãHães, Pataxó do Extremo Sul da Bahia, Anacé e Genipapo Kanide do Ceará e Xakriabá de Minas Gerais, além de representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e de instituições governamentais.

Todo o processo da colheita, produção dos derivados da mandioca até a partilha acontece nos dias do evento, momentos onde as mulheres interagem, debatem temas importantes, contam histórias e entoam cantigas. Tudo acontece num clima de preservação e resguardo da tradição cultural. “É uma energia positiva, envolvente e contagiante. Um momento mágico”, definiu Marcos Vinícios, coordenador da Bahiater no Litoral Sul.

Participaram ainda da festa o subcoordenador da Bahiater no Litoral Sul, Bernardino Rocha, e o coordenador de Povos Tradicionais da CAR/SDR, Gil Nunes. Informações Secom-Ba.